PÁDUA

Secretaria de Assistência Social faz integra de enxoval de bebê



A Secretaria de Assistência Social, através de sua Secretária Maria Tertulina, realizou nesta semana mais uma entrega de enxoval de bebê para as gestantes, ao total foram distribuídos quase 30 kits.
Durante a entrega houve a palestra com a enfermeira do PSF Kelly, a qual orientou as futuras mamães sobre os cuidados que se deve ter com um recém nascido, assim como a importância da amamentação para a criança e também para a mãe nos primeiros meses.
Também falou sobre alguns “tabus” que corre acerca das grávidas esclarecendo as dúvidas de todos os presentes. A Secretária Maria Tertuliana, falou da satisfação de estar ali fazendo esta entrega, assim como agradeceu a presença de todas que compareceram.
Texto;  Alair Arruda

Secretaria de Obras trabalha na recuperação de ruas no Município

Mais uma ação da Secretaria de obras, a operação tapa-buracos vem realizando serviços por toda a cidade. Os bairros: Carvalho, Dezessete, Campo Alegre, Chácara e Monte Líbano já estão tendo o calçamento de suas ruas restaurados.
A Secretaria de Obras continua o seu trabalho para recuperar as vias públicas, as quais há tempos não recebiam o cuidado necessário, trazendo incômodos como despesas extras em manutenção de veículos e perigo de acidentes.

Por: Ascom Pádua / ASCOM


Prefeito se reúne com manifestantes paduanos.

Aberto ao diálogo, o prefeito Josias Quintal conversou com representantes da sociedade civil paduana que participaram das duas manifestações populares que aconteceram no município. A reunião, que foi agendada quando cerca de 300 pessoas se dirigiram à Câmara de Vereadores para fazer reivindicações, aconteceu na manhã da última quinta-feira, 04/07, com a participação de alguns vereadores.
Quintal quer estabelecer contato direto com as lideranças do movimento, pois considera que as reivindicações são justas, e acha importante esclarecer aos manifestantes que providências a prefeitura pode tomar para atender às solicitações.
“Esta é a voz da sociedade e nós podemos buscar juntos a solução para os problemas da nossa cidade.  Quero que este encontro, e tantos outros quantos forem necessários, sirvam para que possamos esclarecer até onde a prefeitura pode intervir, avaliar a disponibilidade dos recursos que precisam ser despendidos para atender estas necessidades”,  afirmou o prefeito.
Os manifestantes pedem melhorias no sistema de transporte coletivo da cidade – redução no preço das passagens e mais qualidade no serviço, com acesso a deficientes e melhoria na manutenção dos ônibus, transporte gratuitos para os universitários que se deslocam para outras cidades diariamente, e políticas que solucionem os problemas no trânsito do município. Maykon Mello e Beatriz Kort-Kamp são alguns dos porta-vozes da comunidade.
O prefeito ouviu atentamente e esclareceu que algumas medidas que interferem nestes processos já estão sendo estudadas por seu governo, como a criação da Guarda Municipal, que terá poderes para organizar o trânsito na cidade. Sobre o transporte para os universitários, Quintal também tem planos. Ele pensa em disponibilizar um ônibus que possa atender outros públicos quando não estiver sendo usado pelos estudantes, como, por exemplo, para levar integrantes do grupo da terceira idade para passeios nos fins de semana.
Os representantes populares e os vereadores ficaram satisfeitos com a reunião, e afirmaram que vão continuar atentos aos problemas da cidade, sugerindo e cobrando ações do poder público em prol do desenvolvimento de Pádua e da melhoria da qualidade de vida de seus moradores.

Santa Cruz realiza Tradicional Festa Julina

Sob a organização de Thiaguim Pereira e Gabriel Martins, aconteceu em santa cruz a Tradicional Festa Julina nesse último final de semana, de 05 a 07 de julho, com comidas típicas, leilão de prendas,  quadrilha, shows, além de apresentações culturais.
O Prefeito Josias Quintal acompanhado da primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Sr.ª  Maria Tertuliana de Souza Oliveira, estiveram prestigiando a festa no sábado, quando foram realizadas as belíssimas apresentações de alunos da Orquestra Municipal, sob a regência do Maestro Carlos Alberto Prado e  da Orquestra de Violinos, cujo alunos têm suas aulas ministradas pela professora de música ,Vivian Lima.
Ainda no sábado, apesar do frio intenso,  o Quadrilhão  Pró-jovem de Santa Cruz, projeto da Secretaria de Assistência Social, esquentou o local. O grupo é formado por 14 pares e tem como marcador de sua quadrilha, Flávio Gomes, que com muito entusiasmo mesclou responsabilidade e bom-humor, levando diversão aos presentes, aproveitando o momento fizeram uma homenagem a Secretária de Assistência Social Sra. Maria Tertuliana, onde através de uma faixa expressaram toda a gratidão pelo incentivo que a Secretária tem dado ao projeto.
Na ocasião o Prefeito Josias Quintal durante o dia, aproveitou para manter reuniões, para futuras aquisições de terrenos para a construção de casas populares no distrito, assim como a construção da Capela Mortuária no distrito, que há muitos anos os moradores anseiam pela mesma.
Fonte: ASCOM Pádua
Texto: Alair Arruda



Santo Antônio de Pádua irá ganhar Posto de Justiça do Trabalho

Vereadores Paduanos estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, dia 03 de julho de 2013, para uma justa homenagem, dedicada ao Desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond, atualmente Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região - RJ.
Ele foi agraciado pelos edis paduanos com uma Moção de Aplausos em reconhecimento aos esforços que o mesmo estará empreendendo em Santo Antônio de Pádua, nos próximos meses, com a futura instalação de um Posto de Justiça do Trabalho.
O vereador presidente Alexandre Brasil conduziu a solenidade que culminou na entrega da honraria ao senhor Carlos Alberto A. Drummond.
Bastante emocionado com a visita ilustre, o prefeito paduano, Josias Quintal de Oliveira ressaltou em seu discurso o trabalhador paduano. Ele expôs para o desembargador um pouco da economia da cidade, em especial, o robusto mercado local de pedras ornamentais que emprega cerca de 8 mil trabalhadores.
“Nossa cidade é uma referência no Noroeste, com faculdades, escolas técnicas e excelentes colégios. Temos uma natureza privilegiada e tudo isso nos favorece. Temos um futuro promissor pela frente e estamos nos preparando com projetos para dinamicamente atender essa demanda futura”, disse Quintal.
Já o prefeito de Aperibé, Dr. Flávio Gomes ressaltou a importância de Santo Antônio de Pádua ter um Posto de Justiça do Trabalho. Segundo Gomes o encurtamento de distancias irá gerar maior comodidade e facilidade para que o trabalhador resolva questões trabalhistas. “Este posto irá atender não somente os Paduanos, mas Aperibeenses, Itaocarenses, Miracemenses, Lajenses e outras cidades mais. O Noroeste ficará fortalecido com este empreendimento. Não mediremos esforços para apoiar esta causa”, disse Flávio Gomes.
Segundo o presidente do TRT, o Posto de Justiça do Trabalho estará em funcionamento em Pádua no prazo de 90 a 180 dias. Ele reconheceu o sofrimento a que passa o trabalhador de outras cidades, distantes de Itaperuna, onde o TRT mantém uma Vara de Justiça do trabalho. Segundo Drummond a estratégia do TRT no momento é estar mais próximo possível ao trabalhador.
Os 13 vereadores paduanos expressaram a gratidão do povo paduano com a entrega da Moção de Aplausos.

Ascom Câmara de Pádua
Sandro Olivier

Audiência Pública com a Águas de Santo Antônio causa indignação e revolta nos presentes

Em função das suspeitas de água contaminada sem tratamento em Pádua assim como suspeita de quebra de contrato por parte da Concessionária “Águas de Santo Antônio”, a Câmara Municipal de Pádua resolveu realizar uma Audiência Pública para esclarecer dezenas de dúvidas pertinentes a prestação de serviços que atualmente apresentam centenas de reclamações, entre elas a qualidade da água, taxa mínima cobrada e também a taxa de religação com valor exorbitante.
Sobre a qualidade da água, os vereadores questionaram o odor que a água exala durante algumas horas do dia em Pádua, assim o grande teor de ferro encontradas na água distribuída no distrito de Santa Cruz. Em São Pedro de Alcântara, a situação ainda é mais agravante, pois a água não esta sendo tratada, tendo uma coloração amarelada, conforme foi apresentada em uma garrafa por um dos moradores, segundo o representante da Águas de Santo Antônio, o ferro encontrado na água de Santa Cruz, não é prejudicial a saúde, já no distrito de São Pedro a água não esta sendo tratada, mas não está sendo cobrada de nenhum dos moradores.
O vereador Paulinho da Refrigeração uestionou dezenas de irregularidades encontrada em documentações que foram estudadas por ele, entre os quais o aditivo contratual onde reza que é de responsabilidade da Concessionária responsável o tratamento do esgoto, assim como foi apresentado pelo mesmo vereador uma declaração do Tribunal de Contas sobre a ilegalidade do Edital de concorrência pública e também do contrato assinado na época. Paulinho também questionou que a empresa vencedora da licitação, a RLV ganhou e posteriormente os direitos foi assumidos pela atual Águas de Santo Antônio, sendo que pela lei de concessões, quando a empresa vencedora deixa de prestar os serviços por algum motivo é a segunda ganhadora que assume.
Nesta audiência pública, também foi questionado pelo vereador Robinho, a questão da ilegalidade dos cortes da água, vista que se trata de um bem essencial a vida humana.
O Presidente Alexandre Brasil ressaltou que uma pessoa que ganha o salário mínimo não tem condições de pagar as taxas mínimas estipuladas pela empresa, tanto a comercial e a residencial são exorbitantes.
Os integrantes da Águas de Santo Antonio, disse estarão verificando todas as documentações apresentadas, juntamente ao jurídico para depois darem uma resposta concretas sobre o questionamento feito pelo Vereador Paulinho da Refrigeração.
Em seu programa semanal de rádio, o Prefeito Josias Quintal disse que a Prefeitura estará estudando profundamente toda a documentação que embasa neste contrato existente para que em seguida possa estar dando uma resposta a população.
Texto: Alair Arruda


Comentários