A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua deu início nesta Segunda-Feira (11), o preparo para a pintura e a revitalização da famosa Ponte de Arcos de Pádua, a ponte é a principal da cidade e é responsável por ligar os dois lados do município, facilitando a mobilização de pedestre e automóveis.
A ponte foi construída no prazo incrível de cinco meses e inaugurada em 1922, na administração do governo Raul Veiga. Daí a mudança de nome, visto que anteriormente a ponte chamava-se "Ponte de Pádua". No local existia antes uma ponte de madeira construída no governo de Alfredo Baker, que em 1919 estava em péssimas condições. A situação financeira do Estado do Rio era boa e por isso foi possível substituir velhas pontes de madeira por pontes mais duráveis de concreto armado. O Engenheiro Augusto Guigon, funcionário do Estado, foi o encarregado de estudar as pontes que deviam ser reparadas. O leito do rio é rochoso e, dada a pouca experiência na execução de pilares de concreto, optou-se pela construção de pilares de alvenaria. Os vãos escolhidos entre eixos de pilares foram todos iguais a 29,5 metros, ficando assim afastada a alternativa de uso de vigas retas de alma cheia, que seriam "muito pesadas". Para não prejudicar a vazão nas grandes enchentes, a estrutura deveria se desenvolver do estrado para cima. Guigon, elaborou o anteprojeto tendo escolhido - levando em consideração o lado econômico - a viga Vierendeel de extradorso parabólico. Em 1920, foi dado início às obras com a construção dos pilares pelo próprio Estado, sob a direção de Tavares da Silva. O cálculo havia sido feito para dois veículos de 12 tf de acordo com o que exigia o regulamento de 1920. A situação financeira do Estado já não era tão boa naquela data, o que forçou uma revisão do cálculo, substituindo os veículos de 12 tf por outros de 6 tf. O prazo que restava para a construção da ponte na gestão daquele governo era de apenas oito meses. Nesse sentido, escolheu-se a importante firma Christiani & Nielsen para a conclusão da obra, visto que essa firma era uma das poucas capazes de cumpri-lo. As expectativas foram confirmadas e essa firma, além de preparar os desenhos das modificações introduzidas, tornando mais simples alguns detalhes, conseguiu realizar a obra em cinco meses. Finalmente conseguiu-se inaugurar a obra na gestão de Raul Veiga, em dezembro de 1922.
A expectativa é de que agora a ponte seja pintada de azul, cor principal escolhida pela atual gestão, substituindo assim o verde (cor atual) colocado pelo Prefeito anterior.
Fonte/Fotos: Prefeitura de Pádua e Pádua Clássica
Texto: Afonso Pena
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